Glossário Ketchum de Mídias Sociais

A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

Caixa de Entrada

pasta ou aba na qual ficam armazenadas mensagens recebidas. Na Caixa de Entrada são listados os assuntos das mensagens, seus remetentes e a data de recebimento.

Capa

imagem maior que fica no topo das páginas e perfis do Facebook, logo acima da foto de perfil, e pode ser personalizada pelo usuário. As fotos de capa têm a dimensão de 851 pixels de largura e 315 pixels de altura. Para ser carregada, a imagem deve ter no mínimo 399 pixels de largura e 150 pixels de altura. Essas imagens são públicas e qualquer pessoa que acesse a página poderá vê-las.

Captcha

teste que sites fazem com os internautas para identificar que a ação está sendo feita por uma pessoa, não por um robô.

Chat

bate-papo virtual.

Check In

do termo em inglês "dar entrada", nas redes sociais que utilizam mecanismos de geolocalização, significa dizer onde o usuário está e compartilhar com seus amigos.

Chrome

navegador de Internet oferecido pelo Google, é um dos mais utilizados pelos internautas.

Circle (ou círculo)

na rede social Google+, os círculos são uma forma de organizar os seus contatos em grupos, como amigos ou família, entre outros.

Cloud Computing

a computação na nuvem é um termo utilizado para descrever serviços on-line que utilizam vários servidores remotos conectados e permitem que as informações não fiquem no computador do usuário.

Comentar

em vários tipos de sites, incluindo as redes sociais, é possível deixar sua opinião ao clicar em Comentar.

Comentário

resposta que o usuário dá a postagens publicadas, deixando sua opinião sobre o assunto em questão. Na maioria das redes, é possível fazer também comentários em resposta a outros usuários. Normalmente, os comentários são exibidos de forma cronológica logo abaixo da postagem original.

Compartilhar

dividir determinado assunto com a audiência, seja toda uma rede, um grupo ou até mesmo um único usuário.

Conexão

ligação de um computador ou dispositivo qualquer a uma rede de computadores ou dispositivos; ligação com outros usuários de uma determinada rede.

Conta

cadastro que permite a personalização e a entrada em uma determinada rede social.

Conteúdo

conjunto de informações que abastecem um site ou um aplicativo, por exemplo.

Conteúdo Gerado pelo Usuário

termo genérico da sigla em inglês UGC - User-generated content, que designa os vários tipos de conteúdos criados pelo consumidor final. Nas redes sociais, empresas e instituições possibilitam que a audiência passe a criar conteúdo que passam a ser usados em suas redes.

Convite

na Internet, é necessário enviar convites para que seus amigos façam parte de uma mesma rede social ou aceitem você como integrante de um grupo.

Cookie

pequeno arquivo utilizado pelos navegadores de Internet que tem como objetivo armazenar informações sobre o usuário como endereço , preferências e até mesmo e-mails e senhas.

Creative Commons

organização sem fins lucrativos que promove o compartilhamento e o uso de forma gratuita e legal de conteúdos como fotos, vídeos e músicas.

Crossmedia

distribuição do conteúdo por meio de várias plataformas (TV, Internet e smartphones, por exemplo).

Crowdfunding

método que utiliza a Internet para levantar fundos para projetos variados, como novos produtos ou obras assistenciais. Funciona como um financiamento coletivo.

Crowdsourcing

meio colaborativo de busca de serviços via Internet pelo qual quem precisa diz qual é a sua necessidade e centenas ou mesmo milhares de pessoas fazem suas propostas.

Curtir

no Facebook e em outras redes, ao gostar de algum conteúdo publicado, é possível clicar no botão Curtir e manifestar o seu apoio.